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Sandro Mabel apresenta metronização para a vice-governadora do Distrito Federal

Celina Leão fez uma visita institucional ao prefeito de Goiânia e disse que vai levar a tecnologia para a capital federal


Foto: Alex Malheiros.

A metronização implantada em Goiânia tem chamado a atenção de cidades de todo o Brasil. Na tarde desta quinta-feira (27/11), o prefeito Sandro Mabel recebeu a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, para apresentar a metronização, tecnologia que tem contribuído para a diminuição do tempo da viagem do transporte público nos trechos onde foi implantada.

"Este projeto surgiu da necessidade de garantir fluidez sem grandes intervenções, sem grandes obras. Usamos inteligência artificial para garantir a prioridade do ônibus e aumento da velocidade no percurso", explicou o prefeito.

O modelo, pioneiro entre as capitais brasileiras, adota semáforos inteligentes e sincronização de tráfego, permitindo ampliar em mais de 30% a velocidade média dos veículos nos horários de pico, principalmente pela redução do tempo de parada nos cruzamentos.

Atualmente, a tecnologia está implantada em trechos de dois eixos estratégicos: o BRT Leste-Oeste e o BRT Norte-Sul. No primeiro, a metronização conta com nove cruzamentos e quatro estações, entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia. Já o trecho em funcionamento do BRT Norte-Sul, entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, abrange 3,7 km, com 12 cruzamentos e oito estações. O uso da tecnologia contribuiu para o aumento da velocidade dos veículos nos trechos, tendo picos de 25 km/h em alguns horários do dia.

"Essas experiências exitosas nos ajudam demais. Vamos levar a metronização e outras iniciativas que discutimos aqui", ressaltou a vice-governadora.

A metronização é considerada de baixo custo, sem impacto de obras estruturais e foi premiada no Connected Smart Cities 2025, servindo de referência para outras cidades brasileiras.

Fluidez
A metronização integra um conjunto de intervenções urbanas adotadas pela gestão do prefeito Sandro Mabel e voltadas à melhoria da mobilidade em Goiânia, como a sincronização semafórica da Onda Verde, a liberação das faixas exclusivas para ônibus às motocicletas e a criação de acessos do tipo Direita Livre. Em conjunto, essas medidas vêm reduzindo o tempo de deslocamento, ampliando a fluidez do tráfego e melhorando a segurança viária.

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