Pular para o conteúdo principal

MDS e CBIC firmam parceria para qualificar e gerar empregos para pessoas do CadÚnico

Iniciativa integra o Programa Acredita no Primeiro Passo e prevê a capacitação de profissionais como eletricistas, pedreiros, carpinteiros e maquinistas


Foto: Roberta Aline/ MDS

Com o objetivo de promover crescimento sustentável e inclusão social, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, assinou, nesta quinta-feira (20.03), um Protocolo de Intenções com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Fortaleza. A parceria, que integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, busca qualificar profissionais e gerar empregos para pessoas inscritas no Cadastro Único, além de impulsionar a infraestrutura do país e fortalecer um dos setores mais importantes da economia brasileira.

A cerimônia de assinatura foi realizada durante o Summit da Construção Civil, evento que reúne as maiores construtoras do país. O ministro Wellington Dias destacou a importância da parceria para impulsionar a infraestrutura nacional e garantir oportunidades. "Queremos trabalhar em todo o Brasil. Nosso objetivo é alcançar cada canteiro de obras e trabalhar junto à população local", afirmou.

O acordo prevê a capacitação de profissionais como eletricistas, pedreiros, carpinteiros e maquinistas, seguindo os padrões do setor. "Acreditamos em cursos direcionados, com o setor da construção civil qualificando seus próprios profissionais. Essa integração trará resultados", completou o ministro.

Além disso, ressaltou que a parceria vai além da geração de empregos. "O social que constrói e garante dignidade é o emprego e o empreendedorismo, caminho que estamos priorizando", disse, ao destacar a importância da parceria para a inclusão social e o desenvolvimento do país.

 Oportunidade
O presidente da CBIC, Renato Correia, reforçou o compromisso da entidade em conectar pessoas do Cadastro Único ao mercado de trabalho. "Agradecemos, ministro, pela disposição do senhor e de sua equipe em concretizar este convênio com a CBIC. Estamos extremamente satisfeitos em assinar este convênio hoje. Levaremos às empresas a oportunidade de conectar pessoas do Cadastro Único ao trabalho. Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas e das empresas", frisou.

Renato Correia também destacou que a construção civil é o setor que mais emprega no país. "Trabalhamos para melhorar o setor e implementar uma nova visão. A assinatura do acordo é a prova disso. A Câmara Brasileira da Indústria reúne 98 sindicatos e associações em todo o país. Nosso objetivo é melhorar o ambiente de negócios e expandir o mercado. Queremos mais habitação, infraestrutura e saneamento para os brasileiros", afirmou.

Já o secretário Nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, explicou que o objetivo da iniciativa é suprir a carência de profissionais no setor. "Utilizaremos o Cadastro Único para selecionar pessoas para capacitação nos canteiros de obras das próprias empresas", explicou.

A cerimônia de assinatura do protocolo contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Renato Cavalcante.

A CBIC, fundada em 1957, reúne 98 associações e sindicatos patronais em todo o país e integra a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC). A entidade também promove iniciativas como o CBIC Jovem, voltado para a capacitação de profissionais entre 25 e 33 anos, com mentorias e projetos que contribuem para o desenvolvimento do setor.

Acredita no Primeiro Passo
O Programa Acredita no Primeiro Passo, instituído pela Lei nº 14.995, de 10 de outubro de 2024, é o conjunto articulado de iniciativas do Governo Federal, estabelecidas em parceria com Estados, Distrito Federal, prefeituras, organizações públicas, setores empregadores e da sociedade civil, com o objetivo de superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Welcome Condomínio 2025: sucesso, inovação e união na gestão condominial

O Welcome Condomínio 2025, realizado no dia 18 de janeiro no Colégio Seriös da 903 Sul, foi um verdadeiro sucesso. Cerca de 80 síndicos e líderes condominiais de todo o Distrito Federal participaram de uma manhã repleta de aprendizado, troca de experiências e networking, marcando o início de um ano promissor para o setor A recepção ficou por conta da talentosa Laura Medeiros, finalista do The Voice Kids da TV Globo, que emocionou o público ao interpretar o Hino Nacional e clássicos da MPB. O evento teve início com um delicioso café da manhã e se encerrou com um acolhedor café de encerramento, ambos oferecidos pelo Colégio Seriös, parceiro fundamental na realização do encontro. Na abertura, o presidente do Instituto Nacional dos Condomínios e Cidades Inteligentes (INCC), Paulo Melo, deu as boas-vindas aos presentes e destacou os objetivos para 2025. "Este ano será marcado por inovação, capacitação e fortalecimento do papel do síndico como gestor estratégico. Queremos transformar a ...

Maioria dos brasileiros avalia que o Brasil é bem-visto no exterior e 66% acreditam que a COP30 favoreceu imagem externa do país

Pesquisa Observatório Febraban mostra que brasileiros têm otimismo moderado sobre as chances do país na Copa do Mundo de Futebol de 2026, com 43% acreditando que o país tem alguma chance de conquistar o título Passada a conferência COP30 em Belém do Pará, que atraiu em novembro dezenas de milhares de estrangeiros para o Brasil, a maioria dos brasileiros acredita que a imagem internacional do país é positiva, mas não livre de ambivalências. Para 88% da população, o país é conhecido e bem relacionado no exterior, sendo que 62% creditam ao Brasil uma percepção global positiva (36%) ou neutra (26%) mas avalia de forma crítica como o brasileiro é recebido em outros países.   Embora positiva, emerge a opinião de que a imagem externa piorou nos últimos anos e de que o brasileiro é hoje mais desvalorizado do que admirado pelos estrangeiros. Mais da metade (56%) sentem que o brasileiro não é reconhecido positivamente no exterior, enquanto pouco mais de um terço (35%) se mostram confiantes de qu...

ASSOSÍNDICOS-DF cria subseção regional para Águas Claras

Por ordem de serviço do senhor presidente da ASSOSÍNDICOS-DF Síndico Paulo Roberto Melo, foi criado e empossada a Diretoria da ASSOSÍNDICOS regional Águas Claras No ultimo dia 14/03 foram empossados como Diretora Presidente a senhora Agda Maria Stemler, Vice Presidente Celso Eduardo da Silva Reis e o Conselho de Síndicos de Águas Claras composto pelos Síndicos Cleriston Galvão, Antonia Pires Coelho e Carlos Alberto Vale Gomes. O Administrador Regional de Águas Claras Denílson  Bento da Costa, falou que “esse momento é único aqui em Águas Claras e nós do poder público aqui queremos estreitar parcerias com o terceiro setor a ASSOSÍNDICOS ÁGUAS CLARAS vem para somar com mais apoio aos síndicos e trazer a representação de uma categoria muito importante em nossa cidade” finalizou o Administrador de Águas Claras. O Presidente da ASSOSÍNDICOS-DF Síndico Paulo Roberto Melo fez a fala de abertura e conduziu o evento, em sua fala Paulo cumprimentou os presentes e falou “est...