Pular para o conteúdo principal

Ministra Luciana Santos visita sede do IMPA e reforça impacto da OBMEP e do IMPA Tech

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que é vinculado ao MCTI, é uma das mais respeitadas e reconhecidas unidades mundiais de pesquisa matemática
 

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Após anunciar o lançamento do edital do Pró-Infra 2025 voltado para a expansão e o desenvolvimento de infraestrutura de pesquisa das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a ministra Luciana Santos, de passagem pelo Rio de Janeiro, visitou, nesta sexta-feira (7), a sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O IMPA, que é uma organização social vinculada ao MCTI, é uma das mais respeitadas e reconhecidas unidades mundiais de pesquisa matemática. Além de possuir pós-graduação de renome internacional, com doutorado, mestrado e mestrado profissional, o Instituto ampliou sua atuação com a inauguração do programa de graduação, o IMPA Tech.

"Aqui é a expressão de uma história de que a ciência pode ser alcançada por qualquer pessoa. A ciência não é algo distante, nem muito menos a matemática. Nós temos a condição de formar milhões e milhões de brasileiros e brasileiras em qualquer área de conhecimento", ressaltou a ministra Luciana Santos.

Uma das grandes iniciativas do IMPA, que completa 20 anos em 2025, é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A OBMEP é considerada a maior competição científica do país e tem o objetivo incentivar a educação e a descoberta de talentos matemáticos no Brasil, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade da educação básica, por meio da difusão do conhecimento matemático.

"Uma menção honrosa na escola, uma medalha, movimenta toda a comunidade escolar", pontuou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

A competição é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas (municipais, estaduais, federais) e privadas. O evento reúne mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas de 99% dos municípios brasileiros.

"Nós temos campeãs e campeões olímpicos que passaram a ter o gosto pela matemática através da OBMEP. Essa é a maior experiência de difusão, de popularização da ciência e de aproximar a ciência das pessoas", completou a titular do MCTI.

As inscrições para a 20ª OBMEP estão abertas e são feitas exclusivamente pelas escolas na página da Olimpíada, www.obmep.org.br até 17 de março. As unidades de ensino que desejarem participar devem preencher a ficha disponível no site da competição, informar o código MEC/INEP e criar uma senha.

IMPA Tech
No ano passado, o instituto inaugurou seu primeiro programa de graduação, o IMPA Tech. Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. A graduação é gratuita, financiada pelo governo federal. O processo seletivo reserva 80% das vagas para estudantes com bom desempenho em cinco olimpíadas científicas, como a OBMEP. Os outros 20% são destinados ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A segunda turma aprovada para a graduação começa as aulas em março de 2025.

Centro PI
A ministra Luciana Santos aproveitou a ocasião para conhecer o Centro de Projetos e Inovação do IMPA. O objetivo do Centro Pi é resolver problemas do setor produtivo nacional por meio de projetos, pesquisa científica e formação de profissionais, atuando em áreas como Inteligência artificial, Machine learning, Dinâmica de dados e Geoestatística.

O espaço desenvolve projetos em parceria com a indústria nacional e com o poder público. São exemplos: previsão de chuvas no Rio de Janeiro, inversão sísmica, detecção do desmatamento e manutenção preditiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Welcome Condomínio 2025: sucesso, inovação e união na gestão condominial

O Welcome Condomínio 2025, realizado no dia 18 de janeiro no Colégio Seriös da 903 Sul, foi um verdadeiro sucesso. Cerca de 80 síndicos e líderes condominiais de todo o Distrito Federal participaram de uma manhã repleta de aprendizado, troca de experiências e networking, marcando o início de um ano promissor para o setor A recepção ficou por conta da talentosa Laura Medeiros, finalista do The Voice Kids da TV Globo, que emocionou o público ao interpretar o Hino Nacional e clássicos da MPB. O evento teve início com um delicioso café da manhã e se encerrou com um acolhedor café de encerramento, ambos oferecidos pelo Colégio Seriös, parceiro fundamental na realização do encontro. Na abertura, o presidente do Instituto Nacional dos Condomínios e Cidades Inteligentes (INCC), Paulo Melo, deu as boas-vindas aos presentes e destacou os objetivos para 2025. "Este ano será marcado por inovação, capacitação e fortalecimento do papel do síndico como gestor estratégico. Queremos transformar a ...

Maioria dos brasileiros avalia que o Brasil é bem-visto no exterior e 66% acreditam que a COP30 favoreceu imagem externa do país

Pesquisa Observatório Febraban mostra que brasileiros têm otimismo moderado sobre as chances do país na Copa do Mundo de Futebol de 2026, com 43% acreditando que o país tem alguma chance de conquistar o título Passada a conferência COP30 em Belém do Pará, que atraiu em novembro dezenas de milhares de estrangeiros para o Brasil, a maioria dos brasileiros acredita que a imagem internacional do país é positiva, mas não livre de ambivalências. Para 88% da população, o país é conhecido e bem relacionado no exterior, sendo que 62% creditam ao Brasil uma percepção global positiva (36%) ou neutra (26%) mas avalia de forma crítica como o brasileiro é recebido em outros países.   Embora positiva, emerge a opinião de que a imagem externa piorou nos últimos anos e de que o brasileiro é hoje mais desvalorizado do que admirado pelos estrangeiros. Mais da metade (56%) sentem que o brasileiro não é reconhecido positivamente no exterior, enquanto pouco mais de um terço (35%) se mostram confiantes de qu...

ASSOSÍNDICOS-DF cria subseção regional para Águas Claras

Por ordem de serviço do senhor presidente da ASSOSÍNDICOS-DF Síndico Paulo Roberto Melo, foi criado e empossada a Diretoria da ASSOSÍNDICOS regional Águas Claras No ultimo dia 14/03 foram empossados como Diretora Presidente a senhora Agda Maria Stemler, Vice Presidente Celso Eduardo da Silva Reis e o Conselho de Síndicos de Águas Claras composto pelos Síndicos Cleriston Galvão, Antonia Pires Coelho e Carlos Alberto Vale Gomes. O Administrador Regional de Águas Claras Denílson  Bento da Costa, falou que “esse momento é único aqui em Águas Claras e nós do poder público aqui queremos estreitar parcerias com o terceiro setor a ASSOSÍNDICOS ÁGUAS CLARAS vem para somar com mais apoio aos síndicos e trazer a representação de uma categoria muito importante em nossa cidade” finalizou o Administrador de Águas Claras. O Presidente da ASSOSÍNDICOS-DF Síndico Paulo Roberto Melo fez a fala de abertura e conduziu o evento, em sua fala Paulo cumprimentou os presentes e falou “est...