Pular para o conteúdo principal

Ministra Luciana Santos visita sede do IMPA e reforça impacto da OBMEP e do IMPA Tech

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que é vinculado ao MCTI, é uma das mais respeitadas e reconhecidas unidades mundiais de pesquisa matemática
 

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Após anunciar o lançamento do edital do Pró-Infra 2025 voltado para a expansão e o desenvolvimento de infraestrutura de pesquisa das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a ministra Luciana Santos, de passagem pelo Rio de Janeiro, visitou, nesta sexta-feira (7), a sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O IMPA, que é uma organização social vinculada ao MCTI, é uma das mais respeitadas e reconhecidas unidades mundiais de pesquisa matemática. Além de possuir pós-graduação de renome internacional, com doutorado, mestrado e mestrado profissional, o Instituto ampliou sua atuação com a inauguração do programa de graduação, o IMPA Tech.

"Aqui é a expressão de uma história de que a ciência pode ser alcançada por qualquer pessoa. A ciência não é algo distante, nem muito menos a matemática. Nós temos a condição de formar milhões e milhões de brasileiros e brasileiras em qualquer área de conhecimento", ressaltou a ministra Luciana Santos.

Uma das grandes iniciativas do IMPA, que completa 20 anos em 2025, é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A OBMEP é considerada a maior competição científica do país e tem o objetivo incentivar a educação e a descoberta de talentos matemáticos no Brasil, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade da educação básica, por meio da difusão do conhecimento matemático.

"Uma menção honrosa na escola, uma medalha, movimenta toda a comunidade escolar", pontuou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

A competição é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas (municipais, estaduais, federais) e privadas. O evento reúne mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas de 99% dos municípios brasileiros.

"Nós temos campeãs e campeões olímpicos que passaram a ter o gosto pela matemática através da OBMEP. Essa é a maior experiência de difusão, de popularização da ciência e de aproximar a ciência das pessoas", completou a titular do MCTI.

As inscrições para a 20ª OBMEP estão abertas e são feitas exclusivamente pelas escolas na página da Olimpíada, www.obmep.org.br até 17 de março. As unidades de ensino que desejarem participar devem preencher a ficha disponível no site da competição, informar o código MEC/INEP e criar uma senha.

IMPA Tech
No ano passado, o instituto inaugurou seu primeiro programa de graduação, o IMPA Tech. Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. A graduação é gratuita, financiada pelo governo federal. O processo seletivo reserva 80% das vagas para estudantes com bom desempenho em cinco olimpíadas científicas, como a OBMEP. Os outros 20% são destinados ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A segunda turma aprovada para a graduação começa as aulas em março de 2025.

Centro PI
A ministra Luciana Santos aproveitou a ocasião para conhecer o Centro de Projetos e Inovação do IMPA. O objetivo do Centro Pi é resolver problemas do setor produtivo nacional por meio de projetos, pesquisa científica e formação de profissionais, atuando em áreas como Inteligência artificial, Machine learning, Dinâmica de dados e Geoestatística.

O espaço desenvolve projetos em parceria com a indústria nacional e com o poder público. São exemplos: previsão de chuvas no Rio de Janeiro, inversão sísmica, detecção do desmatamento e manutenção preditiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comemore o Dia do Trabalhador com o sabor da churrascaria Nativas Grill

O fim de semana do Dia do Trabalhador está chegando e muitas pessoas já estão planejando como aproveitar esses dias de descanso merecido. Se você é fã de churrasco, uma ótima opção é comemorar a data na churrascaria Nativas Grill Foto: Renato Oliveira Localizada na região central da cidade, a Nativas Grill é conhecida por oferecer um cardápio variado de carnes e acompanhamentos de alta qualidade, além de um ambiente aconchegante e acolhedor. Para comemorar o Dia do Trabalhador, a churrascaria preparou um cardápio especial com opções para todos os gostos. Entre as carnes, destaque para o suculento cupim, a picanha macia e saborosa, e a linguiça artesanal feita em casa. Já para os acompanhamentos, não faltam opções de saladas frescas, arroz carreteiro, farofa e muito mais. A rede de churrascarias, que tem mais 05 anos, com unidades em Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Fortaleza. Sabe aquele seu almoço de final de semana, ele fica ai...

Em menos de 12h: Polícias de Goiás solucionam roubo milionário a joalheria

Após trabalho integrado, PMGO chega a autores e recupera mais de R$ 5 milhões em itens roubados. Cinco homens morreram em confronto com a Polícia. Duas mulheres foram presas (Fotos: Polícia Militar de Goiás) A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio de suas forças de Segurança, solucionou roubo milionário em joalheria do Shopping Flamboyant, em menos de 12 horas depois do crime. Após diligências e informações compartilhadas entre as Polícias Civil e Militar, equipes da Rotam, do Comando de Policiamento Especializado de Aparecida e do Giro, sob comando do Comando do Policiamento da Capital, chegaram ao paradeiro dos criminosos. Os cinco homens que participaram do roubo são de fora do Estado de Goiás. Eles estavam escondidos numa chácara, em Senador Canedo. Segundo o Comandante do Policiamento da Capital, Cel. Câmara, a PMGO começou a agir imediatamente após receber a denúncia do crime. "Através das imagens das câmeras de segurança e da identificação de placas, nós começ...

Banda Mastruz com Leite encerra primeira noite do Maior São João do Cerrado

Iniciado nesta quinta-feira (12), o festival reunirá até domingo (15), em Ceilândia, grandes nomes da música nacional Foto: Renato Oliveira. Nem o frio e a seca atrapalharam o público na primeira noite do O Maior São João do Cerrado, iniciado na noite da quinta-feira (12/09). Cerca de 20 mil pessoas passaram pela arena montada ao lado do estádio Abadião, em Ceilândia. Com muito lirismo, o grupo Pé de Cerrado abriu a programação, que se estendeu até às 3h30 desta sexta-feira, com a Banda Mastruz com Leite. O evento é gratuito. Ao som de grandes clássicos, o grupo fez a plateia sacudir a poeira com sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Onde Canta o Sabiá" e "Saga de um Vaqueiro". Com 34 anos de estrada, a banda cearense continua conquistando gerações. Em retribuição à energia contagiante, os fãs entoaram em coro cada música, transformando a noite numa celebração nordestina que varou a madrugada. Nesta sexta-feira (13), o palco do Maior João do Cerrado vai...