Pular para o conteúdo principal

Na China, Daniel Vilela renova acordos 30 anos após primeira missão chefiada por Maguito

Vice-governador e comitiva reuniram-se, nesta sexta-feira (16/06), com o governador da Província de Hebei, Wang Zhegpu. Há três décadas, seu pai, então vice-governador foi responsável por liderar a primeira missão comercial naquele país e oficializar as primeiras parcerias comerciais

Vice-governador Daniel Vilela reforçou relações institucionais entre o Governo de Goiás e o governo da Província de Hebei, durante feira comercial na China - Foto: Bruno Farias.

Exatos 30 anos depois dos primeiros acordos assinados pelo pai, Maguito Vilela, o vice-governador Daniel Vilela renovou tratados de cooperação técnica e reforçou relações institucionais entre o Governo de Goiás e o governo da Província de Hebei, onde ele esteve nesta sexta-feira (16/06), como chefe da comitiva goiana que está na China para prospectar investimentos e novas empresas e indústrias para o estado.

"Seu pai foi quem começou a escrever a história entre a cooperação mútua de Hebei e Goiás. Temos certeza de que sua visita é o início de um novo capítulo", disse o governador de Hebei, Wang Zhegpu, ao vice-governador. "É uma coincidência significativa. Estamos satisfeitos por recebê-los. Fizeram uma longa viagem para estar conosco e para participar da nossa tradicional feira de negócios", completou.

No cenário de grande simbolismo, Daniel entregou a Zhegpu a foto da primeira missão goiana em Hebei, ocorrida em agosto de 1993 e liderada por Maguito – no segundo mandato do então governador Iris Rezende (1991/1994). "Esta província é um grande mercado consumidor e produtor. Goiás e Hebei têm muitas características econômicas em comum. Estamos aqui para restabelecer, com muito entusiasmo, essa relação de amizade e de boas parcerias, principalmente pelo ótimo momento que vivem Brasil e China", disse o vice-governador.

Cooperação
Nesta quinta-feira (15/06) foi assinado o termo de cooperação entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade de Hebei. A iniciativa prevê a cooperação educacional entre as duas instituições de ensino superior, como o intercâmbio de docentes, pesquisadores e de alunos; programas de formação conjunta da graduação ao doutorado; organização de projetos de pesquisa conjuntos, incluindo conferências e reuniões; e o intercâmbio de informações e publicações, entre outras atividades mutuamente.

Segundo o vice-governador Daniel Vilela, essa é mais uma medida que permite com que Goiás siga no desenvolvimento de ações de inovação e tecnologia, principalmente na formação de jovens para um mercado cada vez mais sedento de mão de obra especializada. "Com certeza é um desejo de nossa parte receber investimentos e trocar experiências para avançarmos na formação acadêmica dos goianos", relatou.

Ainda foi formalizado o protocolo de cooperação entre a entidade que representa as indústrias de maquinário e pesquisa agropecuária de Hebei com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O termo prevê a troca de informações estratégicas do setor de agronegócios para avançar na implementação e potencialização de técnicas que gerem maior produtividade para o setor. A cooperação ainda possibilita que Goiás se torne um polo para produção e distribuição de implementos e insumos agrícolas.

As possibilidades de novas parcerias perpassam por temas como inovação, qualificação de jovens, intercâmbio cultural, mineração e até futebol: a província de Hebei quer investir na construção de campos e na implantação de escolinhas para jovens atletas. "Estamos trabalhando para que mais empresas chinesas se instalem em Goiás a fim de consolidar nosso estado como um polo de produção e distribuição de produtos de alto valor agregado. A China é nosso principal parceiro comercial; queremos avançar", destacou o vice-governador.

Um dos integrantes da comitiva goiana é o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti. O líder classista apontou que ao encerrar a primeira semana da missão, o empresariado goiano já colhe frutos da relação estimulada pelo Governo de Goiás. "Temos negócios já se concretizando. Tratativas que atendem a pequenos, médios e grandes negócios, que serão levados para o nosso estado, fazendo com que nossa economia deslanche ainda mais", enfatizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Welcome Condomínio 2025: sucesso, inovação e união na gestão condominial

O Welcome Condomínio 2025, realizado no dia 18 de janeiro no Colégio Seriös da 903 Sul, foi um verdadeiro sucesso. Cerca de 80 síndicos e líderes condominiais de todo o Distrito Federal participaram de uma manhã repleta de aprendizado, troca de experiências e networking, marcando o início de um ano promissor para o setor A recepção ficou por conta da talentosa Laura Medeiros, finalista do The Voice Kids da TV Globo, que emocionou o público ao interpretar o Hino Nacional e clássicos da MPB. O evento teve início com um delicioso café da manhã e se encerrou com um acolhedor café de encerramento, ambos oferecidos pelo Colégio Seriös, parceiro fundamental na realização do encontro. Na abertura, o presidente do Instituto Nacional dos Condomínios e Cidades Inteligentes (INCC), Paulo Melo, deu as boas-vindas aos presentes e destacou os objetivos para 2025. "Este ano será marcado por inovação, capacitação e fortalecimento do papel do síndico como gestor estratégico. Queremos transformar a ...

Maioria dos brasileiros avalia que o Brasil é bem-visto no exterior e 66% acreditam que a COP30 favoreceu imagem externa do país

Pesquisa Observatório Febraban mostra que brasileiros têm otimismo moderado sobre as chances do país na Copa do Mundo de Futebol de 2026, com 43% acreditando que o país tem alguma chance de conquistar o título Passada a conferência COP30 em Belém do Pará, que atraiu em novembro dezenas de milhares de estrangeiros para o Brasil, a maioria dos brasileiros acredita que a imagem internacional do país é positiva, mas não livre de ambivalências. Para 88% da população, o país é conhecido e bem relacionado no exterior, sendo que 62% creditam ao Brasil uma percepção global positiva (36%) ou neutra (26%) mas avalia de forma crítica como o brasileiro é recebido em outros países.   Embora positiva, emerge a opinião de que a imagem externa piorou nos últimos anos e de que o brasileiro é hoje mais desvalorizado do que admirado pelos estrangeiros. Mais da metade (56%) sentem que o brasileiro não é reconhecido positivamente no exterior, enquanto pouco mais de um terço (35%) se mostram confiantes de qu...

ASSOSÍNDICOS-DF cria subseção regional para Águas Claras

Por ordem de serviço do senhor presidente da ASSOSÍNDICOS-DF Síndico Paulo Roberto Melo, foi criado e empossada a Diretoria da ASSOSÍNDICOS regional Águas Claras No ultimo dia 14/03 foram empossados como Diretora Presidente a senhora Agda Maria Stemler, Vice Presidente Celso Eduardo da Silva Reis e o Conselho de Síndicos de Águas Claras composto pelos Síndicos Cleriston Galvão, Antonia Pires Coelho e Carlos Alberto Vale Gomes. O Administrador Regional de Águas Claras Denílson  Bento da Costa, falou que “esse momento é único aqui em Águas Claras e nós do poder público aqui queremos estreitar parcerias com o terceiro setor a ASSOSÍNDICOS ÁGUAS CLARAS vem para somar com mais apoio aos síndicos e trazer a representação de uma categoria muito importante em nossa cidade” finalizou o Administrador de Águas Claras. O Presidente da ASSOSÍNDICOS-DF Síndico Paulo Roberto Melo fez a fala de abertura e conduziu o evento, em sua fala Paulo cumprimentou os presentes e falou “est...