Pular para o conteúdo principal

Teatro de Bonecos "Tramoias para enganar a morte", no Taguaparque

Com duas apresentações neste fim de semana em Taguatinga,  a Cia. Voar  apresenta um personagem sabido, que usa experiência e sabedoria pra se livrar do julgamento final




Tabu na sociedade, o fim da vida é tema da peça "Tramoias Para Enganar a Morte", do grupo Voar Teatro de Bonecos que vai se apresentar em Taguatinga, na Marquise do Taguaparque (Colônia Agrícola Samambaia),  neste sábado e domingo (29 e 30/4), às 16h Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras. O espetáculo integra a programação do Projeto Manutenção Voar Teatro de Bonecos, que conta com o patrocínio do FAC-DF.  Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodeboneco

"Tramoias para enganar a morte" - sinopse - O espetáculo trata de forma bem-humorada um assunto que geralmente não se fala com as crianças: a morte. A dramaturgia recorre aos contos populares, que apresentam várias versões de personagens com artifícios criativos para enganar a morte e ganhar alguns anos de vida a mais ou até a imortalidade. O divino, o fantástico e a astúcia sempre estão presentes na narrativa. Os protagonistas geralmente são anciãos que utilizam o conhecimento e a experiência para se livrar do julgamento final. É um trabalho criado para ser levado à rua, utilizando uma estrutura de encenação simplificada com triciclos que fazem alusão às carroças e a linguagem popular da commèdia dell'arte.

Ficha Técnica:
Animação de Bonecos: Marco Augusto
Musicistas: Lúcia Corrêa e Cris Pereira

De acordo com o fundador da Voar, Marco Augusto de Rezende, a música e o texto rápido e engraçado envolvem a todos já nas primeiras cenas.

"O ritmo e o bom humor subvertem o medo do fim da vida. A morte, apresentada como um personagem caricatural, e a leveza do universo do teatro de bonecos tornam esse espetáculo muito divertido", afirma o bonequeiro.

Projeto Manutenção - Marco Augusto também explica que, por meio do projeto, serão mantidas as atividades culturais do Voar Teatro de Bonecos, pelo período de um ano, oferecendo à comunidade um conjunto de ações de qualidade cultural, composto de: Mostra de repertório do grupo, nova montagem, exposição de bonecos e intercâmbio com outro grupo nacional, no caso.

"O projeto valoriza a trajetória do grupo Voar Teatro de Bonecos que em 2023 completa 20 anos. Durante um ano de manutenção a Cia. investirá parte dos recursos na criação de um novo espetáculo baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry "O Pequeno Príncipe" que será criado com a técnica do teatro de sombras", revelou o artista.

Fotos: Kakau Machado.

Próxima apresentação do Projeto de Manutenção
Sempre aos sábados e domingos, às 16h
Gama: "Sonhos de uma noite de verão"- 06 e 07 de maio,  Espaço Voar (SMA conjunto K lote 05 - PRÓ DF)

Intercâmbio e Teatro de Sombras -Além das apresentações da mostra de repertório do grupo, a Companhia realizará intercâmbio com o grupo LUMBRA especializado em teatro de sombras do Rio Grande do Sul , afim de trocar experiências, informações e estreitando contatos, favorecendo a riqueza do fazer teatral. O intercâmbio deverá acontecer por meio de apresentação do grupo convidado e bate-papos sobre teatro de sombras.

Exposição -Para encerrar o projeto de manutenção será realizada uma exposição de bonecos, com duração de 30 dias, na sede do grupo VOAR, com fotos e bonecos retratando sua trajetória.

Cia Voar -A companhia teve sua fundação em 2003, no Gama (DF). Em 2012, com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile. Recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no Festival de Teatro de Americana (SP,) melhor direção e ator no Festival de Teatro de (Guaçuí) ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade. Fundou o Ponto de Cultura Rede de Ação cultural Gama, concebeu o projeto Viveiro Cultural com oficinas culturais e meio ambiente para mais de 500 estudantes.

Serviço:
O quê:  Espetáculo "
Tramoias para enganar a morte",  pelo Projeto Manutenção Voar Teatro de Bonecos
Quando:  Neste sábado e domingo (29 e 30/04), às 16h
Onde: 
Taguaparque (Colônia Agrícola Samambaia Taguaparque)
Tudo gratuito e aberto a todos públicos, com Libras e audiodescrição à disposição.
O projeto conta com o patrocínio do FAC-DF.
Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodeboneco
Outras Informações: (61) 99901-3822

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comemore o Dia do Trabalhador com o sabor da churrascaria Nativas Grill

O fim de semana do Dia do Trabalhador está chegando e muitas pessoas já estão planejando como aproveitar esses dias de descanso merecido. Se você é fã de churrasco, uma ótima opção é comemorar a data na churrascaria Nativas Grill Foto: Renato Oliveira Localizada na região central da cidade, a Nativas Grill é conhecida por oferecer um cardápio variado de carnes e acompanhamentos de alta qualidade, além de um ambiente aconchegante e acolhedor. Para comemorar o Dia do Trabalhador, a churrascaria preparou um cardápio especial com opções para todos os gostos. Entre as carnes, destaque para o suculento cupim, a picanha macia e saborosa, e a linguiça artesanal feita em casa. Já para os acompanhamentos, não faltam opções de saladas frescas, arroz carreteiro, farofa e muito mais. A rede de churrascarias, que tem mais 05 anos, com unidades em Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Fortaleza. Sabe aquele seu almoço de final de semana, ele fica ai...

Em menos de 12h: Polícias de Goiás solucionam roubo milionário a joalheria

Após trabalho integrado, PMGO chega a autores e recupera mais de R$ 5 milhões em itens roubados. Cinco homens morreram em confronto com a Polícia. Duas mulheres foram presas (Fotos: Polícia Militar de Goiás) A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio de suas forças de Segurança, solucionou roubo milionário em joalheria do Shopping Flamboyant, em menos de 12 horas depois do crime. Após diligências e informações compartilhadas entre as Polícias Civil e Militar, equipes da Rotam, do Comando de Policiamento Especializado de Aparecida e do Giro, sob comando do Comando do Policiamento da Capital, chegaram ao paradeiro dos criminosos. Os cinco homens que participaram do roubo são de fora do Estado de Goiás. Eles estavam escondidos numa chácara, em Senador Canedo. Segundo o Comandante do Policiamento da Capital, Cel. Câmara, a PMGO começou a agir imediatamente após receber a denúncia do crime. "Através das imagens das câmeras de segurança e da identificação de placas, nós começ...

Banda Mastruz com Leite encerra primeira noite do Maior São João do Cerrado

Iniciado nesta quinta-feira (12), o festival reunirá até domingo (15), em Ceilândia, grandes nomes da música nacional Foto: Renato Oliveira. Nem o frio e a seca atrapalharam o público na primeira noite do O Maior São João do Cerrado, iniciado na noite da quinta-feira (12/09). Cerca de 20 mil pessoas passaram pela arena montada ao lado do estádio Abadião, em Ceilândia. Com muito lirismo, o grupo Pé de Cerrado abriu a programação, que se estendeu até às 3h30 desta sexta-feira, com a Banda Mastruz com Leite. O evento é gratuito. Ao som de grandes clássicos, o grupo fez a plateia sacudir a poeira com sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Onde Canta o Sabiá" e "Saga de um Vaqueiro". Com 34 anos de estrada, a banda cearense continua conquistando gerações. Em retribuição à energia contagiante, os fãs entoaram em coro cada música, transformando a noite numa celebração nordestina que varou a madrugada. Nesta sexta-feira (13), o palco do Maior João do Cerrado vai...