Pular para o conteúdo principal

Lei de Delmasso estabelece tempo de serviço voluntário como experiência profissional



A proposta tem o objetivo de estimular a participação da população em ações sociais, culturais, ambientais e assistenciais, e entre outras

Fotos: Rogério opes.

Ser voluntário é um ato de entrega, amor e empatia, qualquer seja a área. E para aumentar o engajamento da população do Distrito Federal "em ações transformadoras da sociedade", que o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos) apresentou a Lei n.º 6.857 de 2021 que cria a Política Distrital de Incentivo ao Voluntariado.

A proposta que tem como objetivo estimular a participação cidadã em ações sociais, culturais, ambientais e assistenciais, entre outras, realizadas por parcerias entre o governo, organizações civis e o setor privado. Segundo Delmasso, a ideia é que haja uma "complementaridade", que é o princípio que rege o texto e, por esse motivo, "não exclui as obrigações do Estado".

O parlamentar reforçou que a Lei aumentará o engajamento da população em ações de voluntariado. As diretrizes da Política são mobilizações, divulgação e desenvolvimento de atividades voluntárias; integração da base de dados sobre voluntariado; visibilidade dos projetos; além de fomentar estudos e pesquisas na área.

Amanda Maciel de 21 anos conta de sua experiência como voluntária em um projeto social. "Sou voluntária no Laços da Alegria desde 2018, e dentre uma das funções que exerço e já exerci lá, uma estava diretamente relacionada com o curso que faço, Publicidade e Propaganda, pois no projeto fui por 1 ano a coordenadora da área de comunicação do projeto, então essa é uma experiência muito importante para eu botar no meu currículo profissional", disse. "Acredito que essa lei só tenha a agregar na vida de todos, pois com o voluntariado podemos exercer muitas funções não remuneradas que não deixam de ser experiências profissionais, apenas é feita de bom grado e sem visar lucro", completou.

Ana Paula Ferreira é voluntária na Igreja Sara Nossa Terra e falou da importância da lei. "Acredito que impacta no desenvolvimento pessoal, na comunicação, em saber falar, saber explicar sobre o espírito de liderança. A lei é muito necessária principalmente para os adolescentes, pois ajuda muito no desenvolvimento como todo, no externo e interno. Saber lidar com pessoas, saber respeitar as hierarquias de cada ocupação", afirmou.

Há também a previsão de que o Poder Executivo deverá regulamentar a lei, por meio de decreto, e poderá integrar, quando possível, programas, ações e políticas públicas às iniciativas previstas na norma, que tem entre seus fundamentos: cidadania, fraternidade, solidariedade, promoção de direitos humanos, sustentabilidade e tolerância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comemore o Dia do Trabalhador com o sabor da churrascaria Nativas Grill

O fim de semana do Dia do Trabalhador está chegando e muitas pessoas já estão planejando como aproveitar esses dias de descanso merecido. Se você é fã de churrasco, uma ótima opção é comemorar a data na churrascaria Nativas Grill Foto: Renato Oliveira Localizada na região central da cidade, a Nativas Grill é conhecida por oferecer um cardápio variado de carnes e acompanhamentos de alta qualidade, além de um ambiente aconchegante e acolhedor. Para comemorar o Dia do Trabalhador, a churrascaria preparou um cardápio especial com opções para todos os gostos. Entre as carnes, destaque para o suculento cupim, a picanha macia e saborosa, e a linguiça artesanal feita em casa. Já para os acompanhamentos, não faltam opções de saladas frescas, arroz carreteiro, farofa e muito mais. A rede de churrascarias, que tem mais 05 anos, com unidades em Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Fortaleza. Sabe aquele seu almoço de final de semana, ele fica ai...

Em menos de 12h: Polícias de Goiás solucionam roubo milionário a joalheria

Após trabalho integrado, PMGO chega a autores e recupera mais de R$ 5 milhões em itens roubados. Cinco homens morreram em confronto com a Polícia. Duas mulheres foram presas (Fotos: Polícia Militar de Goiás) A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio de suas forças de Segurança, solucionou roubo milionário em joalheria do Shopping Flamboyant, em menos de 12 horas depois do crime. Após diligências e informações compartilhadas entre as Polícias Civil e Militar, equipes da Rotam, do Comando de Policiamento Especializado de Aparecida e do Giro, sob comando do Comando do Policiamento da Capital, chegaram ao paradeiro dos criminosos. Os cinco homens que participaram do roubo são de fora do Estado de Goiás. Eles estavam escondidos numa chácara, em Senador Canedo. Segundo o Comandante do Policiamento da Capital, Cel. Câmara, a PMGO começou a agir imediatamente após receber a denúncia do crime. "Através das imagens das câmeras de segurança e da identificação de placas, nós começ...

Banda Mastruz com Leite encerra primeira noite do Maior São João do Cerrado

Iniciado nesta quinta-feira (12), o festival reunirá até domingo (15), em Ceilândia, grandes nomes da música nacional Foto: Renato Oliveira. Nem o frio e a seca atrapalharam o público na primeira noite do O Maior São João do Cerrado, iniciado na noite da quinta-feira (12/09). Cerca de 20 mil pessoas passaram pela arena montada ao lado do estádio Abadião, em Ceilândia. Com muito lirismo, o grupo Pé de Cerrado abriu a programação, que se estendeu até às 3h30 desta sexta-feira, com a Banda Mastruz com Leite. O evento é gratuito. Ao som de grandes clássicos, o grupo fez a plateia sacudir a poeira com sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Onde Canta o Sabiá" e "Saga de um Vaqueiro". Com 34 anos de estrada, a banda cearense continua conquistando gerações. Em retribuição à energia contagiante, os fãs entoaram em coro cada música, transformando a noite numa celebração nordestina que varou a madrugada. Nesta sexta-feira (13), o palco do Maior João do Cerrado vai...